Festival

Cinco bandas internacionais e uma banda nacional de Bluegrass vão atuar nesta 3.ª edição, duas vezes em vários espaços da vila da Trafaria, tornando-a numa vila musical, mais uma vez!
Para além disso, irão acontecer diversas atividades paralelas, com o propósito de dar a conhecer o Bluegrass e a Trafaria aos seus visitantes.

Reserva já a data na tua agenda e fica atento ao nosso site, newsletter ou redes sociais, para saberes mais!

Programa

divider

Sabe mais sobre a 3ª edição do Festival Internacional de Música Bluegrass!

Bandas

divider

LEVEL BEST

Estados Unidos da América

Cinco músicos veteranos de Bluegrass descobrem que o seu gosto e talento encaixam tão bem que querem partilhar essa emoção com os fãs de Bluegrass em todo o mundo. Essa é a história da banda americana Level Best.

Com um empolgante trabalho de solos no violino, dobro, bandolim e banjo, Level Best tem aquele polido, conquistado ao longo de anos a tocar Bluegrass e música country.

Mas para os Level Best, a parte vocal é tudo. Quatro membros da banda adoram cantar e todos se sentem em casa a cantar a solo ou em harmonia. Isso faz com que haja uma dúzia de combinações de trios diferentes, e uma gama única de coros vocais.

Com um repertório único de originais e tradicionais de Bluegrass e country, os Level Best estão prontos para deixar a sua marca junto do público na Trafaria.

Lluís Gómez Bluegrass Quartet

Espanha/França/Chéquia

Uma banda internacional liderada pelo aclamado banjoísta espanhol Lluís Gómez, a que se juntam Ondra Kozák da República Checa, Raphaël Maillet de França e Maribel Rivero de Espanha.

Os quatro membros, multi-instrumentistas e cantores, são bem conhecidos na cena europeia Bluegrass. Dentro desta colaboração, eles tocam Bluegrass tradicional e progressivo com especiarias adicionadas de seus respectivos países.

Poderão ouvir músicas em espanhol, catalão, francês, checo e inglês e ainda composições originais.

Lluís Gómez – banjo de cinco cordas 
Ondra Kozák – guitarra, violino e voz
Maribel Rivero – contrabaixo e voz
Raphaël Maillet – violino e voz

Boom Ditty

França

Formada em 2012 no sudoeste da França, a banda Boom Ditty faz agora parte da cena Bluegrass francesa. Com uma experiência de mais de 300 espectáculos, a banda apresentou-se já nos principais festivais europeus de Bluegrass, incluindo o European World of Bluegrass (Holanda) e o La Roche Bluegrass Festival (França).

É um longo caminho para uma banda construir hoje uma auto-identidade. A banda Boom Ditty superou esse desafio com sucesso ao longo dos anos e conseguiu criar uma consistência sólida entre o seu visual e ato musical. Com um som admirável, eles impulsionam o público ainda mais para o verso único dos Boom Ditty e mais vastamente para a música Bluegrass.

Blue Weed

Itália

Blue Weed é um grupo de músicos italianos inspirado na música bluegrass tradicional e contemporânea. Criados com base em duas históricas bandas italianas de bluegrass – Bluegrass Stuff e Red Wine – em 2022, decidiram iniciar uma nova banda, capaz de expressar a sua própria declinação estilística do género.

O repertório de Blue Weed propõe uma ampla gama de sons e estilos de música bluegrass desde suas origens até os dias atuais.

RAIN OF ANIMALS

Escócia/Austrália

Rain Of Animals é a colaboração eufónica entre Pepita Emmerichs (Oh Pep!) e Theodore Barnard (Wire & Wool) e o seu amor pelo bandolim, violino, guitarra, harmonias, Bluegrass, oldtime, swing, músicas e canções.

Abrangendo desde originais com alma a arranjos de clássicos e raridades musicais que o público gostaria de ter descoberto antes, o seu som é novo e antigo, único na sua magia instrumental e, ao mesmo tempo, na sua integridade musical.

Fado N' Grass

Portugal

Fado N’ Grass, o nome encontrado para a fusão dos géneros musicais Bluegrass e Fado. Na diversidade de influências como o Fado, o Folclore, o Blues, o Jazz, a Polka, a Valsa, entre outros, surge esta expressão musical, fruto maturado da vontade de divulgar a música Bluegrass e a música portuguesa.

Para a terceira edição do “Trafaria Bluegrass”, preparámos dois distintos concertos. Um de fusão onde serão interpretados fados com a sonoridade e ritmos dos instrumentos de música Bluegrass, e um outro de música tradicional Gospel ao ritmo Bluegrass.

Atividades

divider

Jam Sessions

A música Bluegrass é acessível a todos e convida cada um a integrar este incrível estilo de vida que representa. Para além dos concertos das bandas, as Jams desempenham um papel crucial num festival de Bluegrass, podendo ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora.

Leva o teu instrumento e vem juntar-te aos músicos. Se preferires, também podes simplesmente ouvir e apreciar a música. As Jams são uma característica emblemática de um festival Bluegrass, e certamente não quererás perder esta experiência!

Contacta-nos e pede para aderir ao grupo de WhatsApp das Jams!

Workshops
com os Músicos

Os workshops oferecem uma oportunidade única para aprofundares conhecimentos sobre a música Bluegrass e interagires com os músicos convidados.

No Ponto de Encontro – Palco Casino:

  • Dia 13 às 10h30 – Workshop de Bandolim com Pepita Emmerichs (Rain of Animals)
  • Dia 13 às 11h30 – Workshop de Banjo com Ed Lick (Level Best)
  • Dia 13 às 12h30 – Workshop de Guitarra com Matteo Camera (Blue Weed)
  • Dia 14 às 10h30 – Workshop de Violino com Raphael Maillet (Lluís Gomes Bluegrass Quartet)
  • Dia 14 às 11h30 – Workshop de Dobro com Manu Bertrand (Boom Ditty)
  • Dia 14 às 12h30 – Workshop de Voz com os Level Best

Todos podem participar, entrada livre.
Os workshops serão em inglês, pede apoio se precisares de tradução.
Se tiveres, traz o teu instrumento. Não precisas de reserva!

WORKSHOP DE DANÇA CLOGGING

Aprende a arte do Clogging com uma premiada dançarina percussiva de step dance.

Participa deste emocionante Workshop de Dança Clogging coordenado por Phoebe Ophelia. Este evento único começa com uma apresentação ao vivo, seguida de um workshop interativo com música autêntica dos montes Apalaches.

O Clogging é uma dança folclórica percussiva conhecida pelo seu rápido trabalho de pés, enquanto os torsos permanecem quase imóveis. Esta técnica impressionante é embalada pelo espírito da música Bluegrass, oferecendo uma experiência cultural rica e envolvente.

As apresentações incluem Flat Foot Dance dos montes Apalaches, Lancashire Clog e sapateado de jazz. Phoebe Ophelia é também uma conceituada artista de teatro de dança contemporânea que efetua digressões internacionais há mais de 10 anos.

No salão do Palco SRMT:

  • Dia 14 entre as 18h00 e as 19h00

Dificuldade: média.

O workshop será em inglês, contudo basta te soltares e repetires as instruções.

ESPAÇO AVÓS & NETOS DO MAR

Um espaço dedicado dos 8 aos 80 anos que promove o envelhecimento ativo e a intergeracionalidade através das artes e da recreação.

A Be YourSelf, em colaboração com a Santa Casa Misericórdia de Almada, volta este ano ao nosso Festival com uma mini “funzone” com pinturas faciais, artesanato, tererés, insuflável e tiro ao arco, sempre em boa companhia com os nossos idosos locais. Na famosa Banca das Avós do Mar, alguns dos Avós da Trafaria, que representam o território, vão trazer o seu brilho e boa energia e mostrar as suas artes.

Para todas as idades, vai ser diversão garantida!

Nalgumas atividades poderá ser cobrado um valor simbólico.

No Largo da República (Largo da Igreja)

  • No dia 13 das 16h00 às 00h00
  • No dia 14 das 10h00 às 00h0
  • No dia 15 das 10h00 às 13h00

BRINCAR NO LARGO

Vem brincar no largo e conhecer a pequena vila da Trafaria. Vários jogos e atividades para toda a família.

No Largo da República (Largo da Igreja):

  • No dia 15 das 15h00 às 18h00

Participantes: Todas as infâncias.
Nota: As crianças menores de 12 anos deverão permanecer acompanhadas por um adulto.

(DE)CORAÇÃO TRAFARIA BLUEGRASS

A sustentabilidade faz sentido sempre, mas ainda mais quando se embarca num projeto de um festival comunitário. As decorações das nossas ruas e palcos foram todas construídas por voluntários, que montaram durante meses grinaldas e peixinhos, a partir de materiais desperdiçados. Vem aprender como se faz.

No Largo da República (Largo da Igreja):

  • No dia 15 das 15h às 18h

SESSÕES DE HISTÓRIAS

Erva Azul… Rio Azul…

Sessão de estórias a contar viagens sonoras que unem linhas no tempo, entre palavras e música Bluegrass. Anabela Libânio conta e um apontamento com a banda Level Best acompanha com centelhas muito especiais! O público e toda a comunidade são parte integrante deste evento único.

Junto ao Presídio da Trafaria

  • Dia 13, às 17h30

Duração: 60 minutos
Participantes: Todas as infâncias

E Se Tudo Fosse Azul?

Há linhas que unem estórias de viagens musicais. Estórias de outros tempos, mas que não se perderam no tempo. Estórias de gentes, de espaços e agora, de objetos – tudo em tons de azul! Anabela Libânio irá contar linhas do tempo e conta contigo para tecer um fio muito especial! Alinhas?
O público, todas as crianças e famílias fazem parte desta sessão de contos e constroem juntos este momento de partilha!

No Largo da República (Largo da Igreja)

  • Dia 15, às 12h00

Duração: 60 minutos
Participantes: Todas as infâncias

teatro de fantoches com a amiga tininha

Momento de teatro de fantoches com viola e outros instrumentos musicais apelando à participação das crianças e de todos os participantes onde a interatividade e diversão estão presentes do princípio ao fim. A amiga Tininha é uma artista multidisciplinar e performer de animação de rua que constrói personagens cómicas e temáticas. Nas suas interações com o público também se faz acompanhar de bolas de sabão grandes, escultura de balões e pinturas faciais. Amiga Tininha rima com naturalidade, espontaneidade, criatividade, empatia e alegria nas atividades que desenvolve.

No Largo do Poço Novo

  • Dia 14 às 10h00

Duração: 60 minutos

VISITA PELA TRAFARIA

Com Francisco Silva do Centro de Arqueologia de Almada

Descobre a vila Onde o Tejo se Faz ao Mar!

O Centro de Arqueologia de Almada desempenha um papel fundamental na preservação e compreensão do rico património histórico da região. A associação dedica-se a estudar e valorizar a arqueologia e história local, abrindo portas para um passado fascinante das histórias não contadas da Trafaria. A visita guiada por Francisco Silva, tem por objetivo tornar a história de Trafaria acessível a todos. Ao juntares-te ao nosso grupo, terás a oportunidade de conhecer habitantes locais que partilham o amor pela cultura e pela história.

Início no Casino – Recreios Desportivos da Trafaria e fim junto ao Presídio da Trafaria.

  • Dia 13 às 18h00

Duração: 60 minutos
Dificuldade: fácil.

CAMINHADA À VOLTA DA TRAFARIA

Com Francisco Silva do Centro de Arqueologia de Almada

Descobre a beleza oculta da Trafaria numa caminhada única, ideal para os mais aventureiros e amantes da natureza. Vem explorar as matas, encostas, enxurradas, os fortes e as baterias desta região deslumbrante. Conhece os segredos mais bem guardados e maravilha-te com as vistas deslumbrantes que a Trafaria tem para oferecer. Não percas a oportunidade de explorar este tesouro escondido na companhia de Francisco Silva, do Centro de Arqueologia de Almada. Participa nesta aventura e descobre a Trafaria de uma forma que nunca imaginaste!

Início e fim no Casino – Recreios Desportivos da Trafaria

  • Dia 14, às 9h30

Duração 2 horas
Dificuldade: média

Apresentação "CAVALOS-MARINHOS DE ALMADA"

Apresentação com Sylvie Dias à exposição “Cavalos-marinhos de Almada” um projeto organizado pela Câmara Municipal de Almada e MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Ispa – Instituto Universitário, com a colaboração do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e Oceanário de Lisboa. Sylvie Dias, vídeógrafa e fotógrafa subaquática, irá guiar-nos nesta sua exposição que comporta 14 painéis com fotos de grande formato. Esta exposição resulta do trabalho da videógrafa ao longo dos últimos quatro anos, em conjunto com a comunidade piscatória local, que documentou pela sua lente os cavalos-marinhos e a biodiversidade marinha existentes na Trafaria.

Com estas iniciativas pretende-se sensibilizar para a importância de proteger e preservar a população de cavalos-marinhos, em harmonia com a importante tradição piscatória da Trafaria e com o desenvolvimento da zona ribeirinha.

No Casino da Trafaria

  • No dia 14 às 16h00 e dia 15 às 10h00

ESCULTURA CAVALO-MARINHO - CONSTRUÇÃO COMUNITÁRIA

Com Francisco Silva do Centro de Arqueologia de Almada

No âmbito do Festival Trafaria Bluegrass, teremos a atividade “Escultura Cavalo Marinho | Construção Comunitária”, centrada na Educação Ambiental na Comunidade. Este evento destaca a importância de envolver a comunidade local na educação para o desenvolvimento sustentável e a proteção dos oceanos.

Convidamos todos os participantes do festival, bem como a comunidade local da Trafaria, a juntarem-se a nós na criação de uma escultura feita de lixo recolhido nas nossas praias. Escolhemos o Cavalo Marinho, símbolo de delicadeza, esta espécie é indicadora da saúde dos ecossistemas marinhos. A presença de cavalos-marinhos nas águas costeiras da Trafaria é um testemunho da biodiversidade marinha da região. Infelizmente, os cavalos-marinhos estão ameaçados pela poluição e pela destruição dos seus habitats naturais. Com esta atividade, pretendemos sensibilizar para a necessidade de proteger os ambientes marinhos e a sua envolvente.

Esta atividade visa desenvolver a criatividade, o trabalho de equipa e a literacia oceânica entre os participantes. A Brigada do Mar é uma ONGD portuguesa dedicada à descontaminação da orla costeira. Desde 2008, que recolhe toneladas de resíduos com a ajuda de voluntários, centrando a sua ação na educação para a saúde dos oceanos e na preservação do ambiente marinho.

Esta escultura, é desenvolvida no âmbito do projecto da Brigada do Mar “OCEANIZAR – Educar para o Futuro dos Oceanos”, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada e dos projetos europeus BGreen e Zero Plastic 4 All, cofinanciados pelo programa Erasmus+.

Juntem-se a nós para transformar o lixo em arte e aprender mais sobre a importância de proteger os nossos oceanos e os seus habitantes, como os cavalos-marinhos!

No Passeio Ribeirinho

  • Dia 14 entre as 11h00 e as 13h00

OFICINA CORPO, VOZ E IMPROVISO

Neste workshop liderado pela Vocal Coach Joana Lisboa vamos libertar a tensão dos nossos corpos, aquecer as nossas vozes e explorar as várias camadas que existem dentro do improviso vocal coletivo.
Junta-te a nós para soltares a tua criatividade e cantarmos juntos! Vamos partilhar quem somos com o grupo e criar ambientes sonoros coletivos imersivos! Qualquer nível de experiência é bem-vindo. Junta-te a este coletivo de improviso vocal!

No Largo do Poço Novo

  • Dia 14 às 16h00

As vagas são limitadas a 20 participantes

piquenique comunitário

Junta-te a nós para um piquenique especial no Largo da República, na Trafaria, durante o Festival Bluegrass! Este evento é um ponto de encontro vibrante onde pessoas de todas as idades e de diferentes partes do mundo se reúnem para celebrar a comunidade, a cultura e o gosto pela música.

O Largo da República, também conhecido como Largo da Igreja, é um espaço característico da Trafaria, repleto de charme e encanto. É aqui que convidamos todos a trazer a sua refeição e desfrutar de um momento descontraído e alegre com amigos e família.
O piquenique será um momento especial no Festival Bluegrass, vem fazer parte desta celebração comunitária e criar memórias inesquecíveis!

No Largo da República (Largo da Igreja)

  • Dia 15, das 13h00 às 15h00

VOZES DA TRAFARIA

O Grupo Coral do RDT Casino apresenta-se no Trafaria Bluegrass numa pequena apresentação da cultura e estórias da Trafaria ensaiadas pelo maestro Luís Baptista. Depois do concerto no Palco Coreto fica para assistir a este momento musical imperdível!

Atividade cancelada por motivos de força maior =(

Palcos

divider

Mapa da Trafaria